segunda-feira

MONOPÓLIO RÉGIO

Foi a partir de 1505, que D.Manuel I estabeleceu o monopólio régio ou monopólio estatal com o Oriente. A Casa da Mina era do império espanhol e a Casa da Índia era do império português, estas duas casas foram muito importantes porque foram o centro do comércio. A Casa da Índia era o centro de todo o comércio e também era o refúgio do rei, ou seja, todos os produtos do Império Português eram controlados pelo rei. Os produtos europeus passavam pela Casa da Índia que iam para a Índia. O rei revistava todos os barcos para ver se tinham pago todos esses produtos se o rei descobrir-se que traziam mais produtos do que compraram essas pessoas eram castigadas.  O rei tomou estas leis porque havia muito comércio clandestino, logo quis acabar.


NOBREZA DE SERVIÇOS E PAPEL FULCRAL(importante) DOS MERCADORES

A Coroa portuguesa era repartida pelos filhos-segundos dos nobres também partilhavam os seus lucros. Os filhos segundos não investiam o dinheiro que recebiam investiam só em luxos, assim o país não se desenvolvia, os burgueses já reinvestiam os seus lucros no comércio.
SAQUE E EXPLORAÇÃO DE METAIS PRECIOSOS
A exploração do ouro e da prata  era a principal motivação dos Espanhóis  para a conquista e colonização de novas terras.

Nesta mina foi encontrado prata . Os escravos trabalhavam nesta mina e só conseguiam respirar por uma pequena abertura, logo apanhavam doenças, eram mal alimentados e acabavam por morrer. A prata tinha dois ciclos que foram explorados nesta mina e na mina do México, a prata era obtida através da fusão com o minério de chumbo, depois foi substituído por uma mistura de mercúrio que obtia uma prata melhor (mais escura).
O ouro de lavagem, que estava no rio, foi o primeiro ouro encontrado.
Quando havia menos ouro os Espanhóis direccionavam para a prata.

A ADMINISTRAÇÃO DE IMPÉRIO COLONIAL ESPANHOL
A Casa da Contratação situava-se em Espanha, Sevilha porque era um local de grande comércio e ficava perto do mar (como os mares eram as "estradas" para a comercialização, logo era importante ser ao pé do mar). Sevilha era o centro do comércio porque os espanhóis tinham muita prata e ouro, e também era diferente de Tiro e Alexandria porque tinha mais metais preciosos da América do Sul, por estas razões foi o centro de todo o Mundo. O império português tinha especiarias e depois mais tarde escravos, e o império espanhol tinha ouro e prata, logo as pessoas iam comercializar com a Espanha. A prata era mais barata que o ouro porque o ouro havia em menores quantidades, por isso era mais caro.

IMPORTÂNCIA ECONÓMICA DAS FILIPINAS

O arquipélago das Filipinas tinha como principal riqueza a sua localização geográfica, que privilegiava as rotas comerciais chinesas e malaias que traziam porcelanas, pérolas, especiarias (porque as filipinas tinham bastante especiarias), sedas e outros produtos de luxo orientais. Os portugueses em 1512, foram os primeiros ocidentais a chegarem às Filipinas. Os espanhóis só em 1521 que atingiram as Filipinas durante a primeira viagem de circum-navegação.

3 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar estas informações têm me dado muito jeito no meu estudo ;)

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Vai mas é mastigar pedra parvalhão é o teu Pai crl só pk tu sabes tudo os outros podem não saber Ho seu filho de um traveste

      Eliminar