domingo

ALEMANHA
   Devido ao tratado de Versalhes, a Alemanha perdeu:
  • 1/7 do território;
  • 1/10 da sua população;
  • frotas de guerra e marítimas;
  • minas de carvão;
  • o exército alemão perde a sua artilharia e foi reduzido a 100 mil homens, não mais, já não era obrigatório irem para o serviço militar;
  • as colónias perdem parte da frota mercante
  • o estado maior, aquele que decidia a paz e a guerra na Alemanha, vai desaparecer.
   A Alemanha foi obrigada a pagar financeiramente todos os estragos causados pela 1ª Guerra Mundial, isto fez com que a Alemanha não ficasse muito contente. Teve duas derrotas na guerra: a 1ª Guerra Mundial e os alemães que se reuniu para contestar o tratado de versalhes (que só existiu para constestar a Alemanha).
   A SDN não teve o efeito que foi desejado e criou um tribunal de justiça internacional, um banco internacional e uma organização internacional. Em 1919, vai existir uma organização de trabalho e nessa altura a SDN vai crescer.

A DIFÍCIL RECUPERAÇÃO ECONÓMICA DA EUROPA E A DEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO AOS ESTADOS UNIDOS

   Com o fim da 1ª Guerra Mundial, a economia mundial era bastante instável. Nessa altura, grande parte dos países europeus teve uma difícil reconstrução e reconversão económica, que levou à desvalorização monetária (os produtos ficaram mais caros,inflação, logo vai haver menos poder de compra), gerando graes crises inflacionistas. Os países mais afetados da Europa foi a Alemanha, Hungria e a Aústria, que ficaram com um acumulamento ao pagamento de elevadas indemnizações de guerra.
   Com este gráfico podemos concluir que:
  1. Os EUA emprestava dinheiro à Alemanha, França e Inglaterra;
  2. A Alemanha com o dinheiro que recebia dos EUA, ia pagar idemnizações à Franca e à Inglaterra, o dinheiro que sobrava era para o país;
  3. A França e a Inglaterra com o dinheiro que a Alemanha dava, pagavam a mesma quantia de dinheiro que os EUA tinha emprestado;
  4. Portanto, a Alemanha foi duplicamente prejudicada.
   A recuperação económica da Europa foi difícil, porque ficou bastante afetada com a guerra, como não havia agricultura, devido ao destruimento dos terrenos, logo não havia indústria e também não havia comércio. Com isto, os EUA e o Japão aproveitaram a situação mas como os EUA se desenvolveu mais que o Japão vai passar a ser a grande potência, por isso é que empresta dinheiro à Europa (antes os "mercados"eram da europa agora esse "mercados" vão ser dos EUA e do Japão, com isto vão se recuperar bastante economicamente).  
   Alguns países que não sofreram destruições no seu terreno vão sentir dificuldades devido à desorganização do comércio internacional e à necessidade de reconverter para o desenvolvimento económico das populações as forças produtivas. Isto, foi sentido até mesmo nos Estados Unidos, onde teve a sua primeira crise económica (1920-21), provocada por os stocks (é um acumulamento de produtos, pois os EUA produziam muito e não havia muita compra, porque não havia dinheiro para comprar), falências, desempregos e deflação (diminuição gobal de preços). Os EUA só conseguiram recuperar quando se resolveu as crises inflacionistas e a estabilizar as moedas.
   Nos Estados Unidos, a partir de 1923, verificou-se um crescimento e desenvolvimento económico:
  •  desenvolvimento técnico, exploração de novas fontes de energia como o petróleo e a eletricidade, exploração de novos ramos industriais, ex. os automóveis, aperfeiçoamento do processo produtivo (taylorismo) e relançamento da agricultura;
  • incentivo ao consumo em massa pelo desenvolvimento das vendas a crédito e da publicidade (vão ser importantes porque com a venda de crédito permiti um maior lucro e a publicidade incentiva as pessoas) e o incremento das operações bolsistas.
   Com este crescimento deu origem a "era da prosperidade" nos EUA, o que fez com que se tornassem os maiores fornecedores e credores da europa, logo aumentou a sua dependência.

A "ERA DA PROSPERIDADE" NOS EUA

   Entre 1923 e 1929, o desenvolvimento dos EUA foi um boom industrial, comercial e financeiro, que originou uma expansão do capitalismo e criou um clima de confiança e de otimismo. Esta era de prosperidade deve-se ao crescimento económico de um país e esse crescimento é através à venda de crédito. Entre 1920/21, os estados unidos para sair da crise fizeram essa venda a crédito.
   Houve um alargamento do comércio interno e externo: a expansão da Bolsa e do Crédito, a concentração industrial em trusts e holdings, as redes de drugstores (concentração comercial). O taylorismo eo fordismo (métodos de produção e de organização do trabalho) permitiram um crescimento económico acelarado. Os industriais seguindo o exemplo de Henry Ford (sistema de produção em série), praticaram uma política de altos salários, com isto garante um maior poder de compra  e uma maior incentivação ao trabalho.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário